Analysis of information sources in references of the Wikipedia article "Entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial" in Portuguese language version.
Em 31 de janeiro, o embaixador Bernstorff apresentou [...] a resposta da Alemanha ao recente apelo de Wilson "paz sem vitória" [...]: sua nação estava prestes a lançar uma campanha submarina irrestrita, declarando assim guerra marítima total contra todos os neutros. A partir de 1º de fevereiro, segundo o comunicado, os submarinos alemães afundariam sem aviso os navios beligerantes e neutros que se encontrassem em uma zona designada que compreendia as águas ao redor da Grã-Bretanha, França e Itália, e no leste do Mediterrâneo. O Almirantado fez uma pequena exceção: permitiria que um navio a vapor americano navegasse por semana entre Nova York e Falmouth [...]. Inicialmente, a Alemanha concederia um período de graça, durante o qual seus submarinos não prejudicariam navios neutros que estivessem a caminho da zona de guerra ou que já tivessem chegado (traduzido do inglês).
Vários fatores levaram à escolha de Wilson. A guerra de submarinos da Alemanha era fundamental. Se não fosse pelo anúncio de Berlim em 31 de janeiro, o presidente provavelmente não teria feito um chamado às armas (traduzido do inglês).