Analysis of information sources in references of the Wikipedia article "Redução de danos" in Portuguese language version.
Assim nasceu a chamada política dos 'quatro pilares': prevenção, repressão, redução de riscos e terapia. Em 1994 surgiram os primeiros centros de injeções com receita médica, a maioria na Suíça alemã. Existem hoje [em 2018] 22 – um deles no ambiente carcerário –, gerenciados por hospitais públicos e clínicas particulares com o apoio do Estado. Malgrado a oposição da União Democrática do Centro (extrema direita) e de alguns políticos tanto do Partido Radical Liberal quanto do Partido Democrata Cristão (direita), os cidadãos suíços apoiaram essas medidas em três votações: em 1997 (rejeição de 70% a uma proposta repressiva), em 1999 (aprovação de 54% do decreto de ratificação do Peps) e, principalmente, em 2008 (68% de 'sim' ao chamado sistema dos 'quatro pilares')
Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas.
Redução de Danos se refere a políticas, programas e práticas que visam primeiramente reduzir as consequências adversas para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas, sem necessariamente reduzir o seu consumo. Redução de Danos beneficia pessoas que usam drogas, suas famílias e a comunidade.