Platão. Fedro 256. "Suas felicidades dependem de seu auto-controle; se os melhores elementos da mente que conduzem à ordem e à filosofia prevalecerem, então passarão sua vida aqui em alegria e harmonia - mestres deles próprios e ordeiros - escravizando os vícios e emancipando os elementos virtuosos da alma"
Platão. Teeteto 176. "Esta saída consiste em nossa assimilação a Deus tanto quanto pudermos, onde assimilação significa tornar-se justo e santo, junto com o entendimento".
utm.edu
iep.utm.edu
Fieser, James. Ethics. Internet Encyclopedia of Philosophy.
Xenofonte. Memorabilia. "Todos os que sabiam que tipo de homem era Sócrates e que buscam a virtude continuam até hoje a sentir sua falta além de todos os outros, como o chefe dos ajudantes na busca da virtude. Para mim, descrevi-o como ele era: tão religioso que nada fez sem o conselho dos deuses; de modo que ele não causou nenhum dano, por menor que fosse, a qualquer homem, mas conferiu os maiores benefícios a todos que lidavam com ele... Para mim, então, ele parecia ser tudo o que um homem verdadeiramente bom e feliz deveria ser". Ver mais da descrição de Sócrates por seu outro discípulo Xenofonte neste artigo da Internet Encyclopedia of Philosophy.