Materialismo histórico (Portuguese Wikipedia)

Analysis of information sources in references of the Wikipedia article "Materialismo histórico" in Portuguese language version.

refsWebsite
Global rank Portuguese rank
803rd place
252nd place
5th place
5th place
3,322nd place
9,943rd place
1,379th place
775th place
869th place
416th place
1,606th place
44th place
2nd place
4th place
low place
4,606th place
622nd place
10th place

doi.org

dx.doi.org

files.wordpress.com

epistemologiaufro.files.wordpress.com

  • Imre, Lakatos (2007). Escritos filosóficos 1: A metodologia dos programas de pesquisa científica (PDF) (em espanhol). [S.l.]: Alianza Madrid. pp. 12–15. ISBN 978-8420687216. Para um popperiano, o marxismo é científico se os marxistas estiverem dispostos a especificar os factos que, se observados, irão levaria ao abandono do marxismo. Se se recusarem a fazê-lo, o marxismo torna-se uma pseudociência. É sempre interessante perguntar a um marxista que evento concebível o levaria a abandonar o seu marxismo. Se você está ligado ao marxismo, achará imoral especificar um estado de coisas que possa refutá-lo. Por tanto, uma proposição pode fossilizar até se tornar uma dogma pseudocientífico, ou tornar-se conhecimento genuíno, dependendo de estarmos dispostos a especificar as condições observáveis ​​que o refutariam [...] o marxismo alguma vez previu alguma coisa com sucesso? Nunca. Ele tem algumas previsões famosas de que não foram cumpridos. Ele previu o empobrecimento absoluto da classe trabalhadora. Ele previu que a primeira revolução socialista aconteceria na sociedade industrial mais desenvolvida. Ele previu que as sociedades os socialistas estariam livres de revoluções. Ele previu que eles não existiriam conflitos de interesse entre países socialistas. Portanto, as primeiras previsões do marxismo foram ousadas e surpreendentes, mas estes falharam. Os marxistas explicaram todos os fracassos: explicaram a elevação dos padrões de vida da classe trabalhadora criando uma teoria do imperialismo; eles até explicaram as razões pelas quais a primeira revolução socialista ocorreu num país industrialmente atrasado como a Rússia. Eles “explicaram” os acontecimentos de Berlim em 1953, Budapeste em 1956 e Praga em 1968. "Eles explicaram" o conflito russo-chinês. Mas todas as suas hipóteses auxiliares foram fabricado após os eventos para proteger a teoria dos fatos. O programa newtoniano deu origem a novos factos; O programa marxista ficou para trás em relação aos factos e tem corrido para recuperar o atraso desde então...  zero width space character character in |citacao= at position 626 (ajuda)

google.com.br

books.google.com.br

heinonline.org

marxists.org

scielo.br

ueg.br

revista.ueg.br

utm.edu

iep.utm.edu

  • Shea, Brendan (2013). «Karl Popper: Philosophy of Science | 2. Falsification and the Criterion of Demarcation». Internet Encyclopedia of Philosophy (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2024. ...Popper contrasta este método legítimo e científico de revisão de teorias —falsificacionismo— com o uso ilegítimo e não científico de hipóteses ad hoc para resgatar teorias da falsificação. Aqui, uma hipótese ad hoc é aquela que não permite a geração de previsões novas e falsificáveis. Popper dá o exemplo do marxismo, que ele argumenta ter originalmente feito previsões definidas sobre a evolução da sociedade: o sistema capitalista de livre mercado se autodestruiria e seria substituído pela propriedade conjunta dos meios de produção, e isso aconteceria primeiro em as economias mais desenvolvidas. 

worldcat.org