Ofensiva azerbaijana no Alto Carabaque em 2023 (Portuguese Wikipedia)

Analysis of information sources in references of the Wikipedia article "Ofensiva azerbaijana no Alto Carabaque em 2023" in Portuguese language version.

refsWebsite
Global rank Portuguese rank
1st place
1st place
1,347th place
2,437th place
5,835th place
low place
2,737th place
4,424th place
low place
low place
low place
low place
20th place
25th place
low place
low place
4,569th place
low place
49th place
88th place
6,506th place
low place
737th place
1,098th place
12th place
21st place
low place
low place
low place
low place
210th place
445th place
129th place
452nd place
low place
low place
357th place
6,782nd place
low place
low place
7,112th place
low place
598th place
2,129th place
34th place
86th place
low place
8,714th place
3,649th place
5,909th place
1,108th place
2,395th place
3,524th place
4,423rd place
66th place
397th place
low place
low place
772nd place
1,619th place
68th place
56th place
low place
low place
low place
low place
3,745th place
2,969th place
9,353rd place
9,931st place
54th place
82nd place
1,367th place
1,092nd place
low place
low place
204th place
161st place
7,874th place
low place
268th place
383rd place
28th place
50th place
low place
low place
low place
low place
low place
low place
low place
low place
8th place
13th place
1,763rd place
3,650th place
260th place
3,927th place
5,734th place
low place

aei.org

alarabiya.net

english.alarabiya.net

aljazeera.com

amnesty.org

apa.az

apnews.com

aravot.am

armenpress.am

armradio.am

en.armradio.am

azatutyun.am

azertag.az

azg.am

baku.ws

barrons.com

bbc.co.uk

bbc.com

caucasuswatch.de

  • «Treading a Tightrope on the Armenian Border: Reviewing the First Two Months of the EU's New Mission in the South Caucasus». Caucasus Watch (em inglês). 25 de abril de 2023. Consultado em 12 de junho de 2023. Na semana seguinte, houve uma reconfiguração das ligações rodoviárias e das posições militares no Corredor de Lachin, com as forças azeris construindo um novo posto militar, assumindo o controle de altitudes estratégicas, ignorando os apelos russos para retornar às suas localizações originais e apreendendo terras na Armênia ao redor da nova estrada que leva das aldeias de Tegh e Kornidzor em direção a Carabaque. 

cnn.com

edition.cnn.com

coe.int

pace.coe.int

  • «Ensuring free and safe access through the Lachin Corridor». Council of Europe - Parliamentary Assembly. 20 de junho de 2023. p. Committee on Migration, Refugees and Displaced Persons. PDF. "[A Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu]... está extremamente preocupada com os eventos... que culminaram em 12 de dezembro de 2022 com a interrupção da passagem livre e segura pelo corredor de Lachin e o subsequente corte deliberado no fornecimento de eletricidade e gás para a região... [A Assembleia]... insta o Azerbaijão a restaurar o fornecimento de eletricidade e gás imediatamente e sem impedimentos". 

democracynow.org

dw.com

eurasianet.org

europa.eu

europarl.europa.eu

  • Marques, Pedro; Kaljurand, Marina; Santos, Isabel; Hajšel, Robert; Incir, Evin; Loiseau, Nathalie; Auštrevičius, Petras; Bilbao Barandica, Izaskun; Charanzová, Dita; Chastel, Olivier; Cseh, Katalin; Gheorghe, Vlad; Grošelj, Klemen; Guetta, Bernard; Hahn, Svenja; Karlsbro, Karin; Melchior, Karen; Nart, Javier; Paet, Urmas; Ries, Frédérique; Šimečka, Michal; Ştefănuță, Nicolae; Strugariu, Ramona; Vautmans, Hilde; von Cramon‑Taubadel, Viola; Weimers, Charlie; Fragkos, Emmanouil; Kruk, Elżbieta; Dzhambazki, Angel; Zalewska, Anna; Brudziński, Joachim Stanisław; Kanko, Assita; Jurzyca, Eugen; Bielan, Adam; Fidanza, Carlo; Ruissen, Bert‑Jan; Kouloglou, Stelios; Castaldo, Fabio Massimo. «JOINT MOTION FOR A RESOLUTION on the humanitarian consequences of the blockade in Nagorno-Karabakh | RC-B9-0075/2023 | European Parliament». www.europarl.europa.eu (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2023. Considerando que esta crise humanitária foi ainda agravada pela interrupção do fornecimento de gás natural por parte do Azerbaijão a Nagorno-Carabaque, deixando casas, hospitais e escolas sem aquecimento... [o Parlamento Europeu]... insta o Azerbaijão a abster-se de minar o funcionamento das conexões de transporte, energia e comunicação entre a Armênia e Nagorno-Carabaque no futuro. 

evnreport.com

forbes.com

  • Ochab, Dr Ewelina U. «Lachin Corridor Blockade Starves Nagorno-Karabakh». Forbes (em inglês). Consultado em 9 de agosto de 2023. Luis Moreno Ocampo, o Procurador fundador do Tribunal Penal Internacional, argumenta que "há uma base razoável para acreditar que um genocídio está sendo cometido contra os armênios que vivem em Alto Carabaque em 2023", acrescentando que isso "deveria ser considerado um genocídio nos termos do Artigo II (c) da [Convenção das Nações Unidas para a Prevenção e a Punição do Crime de Genocídio] (Convenção do Genocídio): 'Deliberadamente infligir ao grupo condições de vida calculadas para provocar sua destruição física'". Ocampo também acrescentou que "Não há crematórios, e não há ataques com machetes. A inanição é a arma invisível do genocídio. Sem uma mudança dramática imediata, esse grupo de armênios será destruído em poucas semanas". 

ft.com

  • Ivanova, Polina (15 de agosto de 2023). «'People feel let down by Russia': disputed Caucasus enclave choked by blockade». Financial Times. Consultado em 16 de agosto de 2023. Outros veem a crescente situação humanitária como uma forma de desencadear um êxodo. É "limpeza étnica indireta", disse Giragosian, do Centro de Estudos Regionais. "Não pela baioneta, mas sim criando condições insuportáveis". Suleymanov, o embaixador azerbaijano, afirmou que Baku queria, em vez disso, alcançar a plena integração do povo de Alto Carabaque. "Eles são nossos cidadãos", disse ele, acrescentando que acreditava que em breve seriam portadores de passaporte. 
  • Ivanova, Polina (15 de agosto de 2023). «'People feel let down by Russia': disputed Caucasus enclave choked by blockade». Financial Times. Consultado em 16 de agosto de 2023. Outros veem a crescente situação humanitária como uma forma de provocar um êxodo. É "uma limpeza étnica indireta", disse Giragosian, do Centro de Estudos Regionais. "Não pela baioneta, mas sim criando condições insuportáveis". Suleymanov, o embaixador azeri, afirmou que Baku desejava, em vez disso, alcançar a integração total das pessoas do Alto Carabaque. "Eles são nossos cidadãos", disse ele, acrescentando que acreditava que em breve seriam detentores de passaportes. 

fundforpeace.org

globalvoices.org

hetq.am

hraparak.am

intellinews.com

  • Hauer, Neil (31 de julho de 2023). «Karabakh blockade reaches critical point as food supplies run low». www.intellinews.com (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Com o Azerbaijão agora privando de alimentos as 120 mil pessoas que alega serem seus cidadãos, muitos observadores concordam que a ideia de que os armênios de Carabaque podem viver com segurança no Azerbaijão de Ilham Aliyev é dificilmente crível. 
  • Hauer, Neil (31 de julho de 2023). «Karabakh blockade reaches critical point as food supplies run low». www.intellinews.com (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. O tráfego ocasional da CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e russo continuou até 15 de junho, momento em que o Azerbaijão interrompeu todas as entregas humanitárias. Nenhum alimento, medicamento ou combustível entrou em Nagorno-Carabaque desde então. 

lemkininstitute.com

mod.gov.az

news.am

newstatesman.com

  • Vock, Ido (8 de junho de 2023). «Fear and loathing in Armenia». New Statesman (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2023. O presidente Aliyev disse aos armênios de Alto Carabaque para 'obedecerem as leis do Azerbaijão [e] serem cidadãos leais e normais do Azerbaijão'. Ele ameaçou que, se as instituições separatistas do território não fossem dissolvidas, o Azerbaijão as dissolveria pela força e rejeitou a perspectiva de proteções internacionais para os armênios étnicos. 

oc-media.org

politico.eu

rbc.ru

reuters.com

rferl.org

spiegel.de

tass.com

tass.ru

theatlasnews.co

theguardian.com

trend.az

az.trend.az

en.trend.az

washingtonpost.com

  • Ilyushina, Mary (19 de setembro de 2023). «Fighting flares between Azerbaijan and Armenia in Nagorno-Karabakh». The Washington Post. Consultado em 19 de setembro de 2023. O Azerbaijão e a Armênia têm se confrontado repetidamente por causa do Alto Carabaque, que é internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas em grande parte habitado por armênios étnicos e em grande parte governado pela não reconhecida República de Artsaque. 

web.archive.org

wilsoncenter.org

zois-berlin.de